sexta-feira, 26 de junho de 2015

A culpa não é minha!





Por Odoardo Carsughi (HR Director - Unicoba) para LinkedIn Pulse e "Managers Café" (com autorização do autor).



Esta semana me deparei com algumas situações que há muito tempo me incomodam, tanto na vida corporativa como na sociedade de modo geral. E quanto mais o tempo passa, certamente pela maior quantidade de cabelos brancos que tenho rapidamente adquirido, mais certas coisas me incomodam.
Vamos lá: quantas vezes percebemos as pessoas ou até nós mesmos, diante de um problema, soltarem um sonoro “a culpa não é minha”? Entender é muito fácil. Todo ser humano tem uma tendência natural a se auto-preservar. Diante de um problema, grandes são as chances de fazermos isto no “piloto automático”. Lembra quando era criança e tomava bronca da mãe? Quem nunca soltou uma dessas para a mãe para evitar a surra?
Mas este não é o problema. O problema é carregarmos para a vida adulta este comportamento. Lembro de um curso de liderança que fiz há muito tempo na época que trabalhei no Citibank. Uma das partes mostrava o quanto o ser humano achava que sua vida é consequência de seus atos ou é fortemente guiada por um “terceiro poderoso”. A conclusão: norte-americanos acham que sua vida está em grande parte nas suas mãos, ao passo que latino-americanos acreditam que está na mão de um “powerful other”. Achei interessante o estudo e comecei a me aprofundar e conversar com algumas pessoas. Fiz um paralelo com a orientação religiosa e verifiquei que a América do Norte é fortemente protestante e a América Latina é fortemente católica. Qual uma possível conclusão? Crenças básicas de vida. Correndo o risco de generalizações perigosas, na média o protestante se sente mais dono do futuro. Entende que esta vida é para sermos felizes, ricos de espírito e materialmente e que o sucesso e o lucro não são crimes. Por outro lado, a Igreja Católica prega uma vida terrena de provações para ganharmos a vida eterna. Não sei quem está certo, mas depois que morrer conto.
Não quero entrar em juízo de valor, mas quero chamar a atenção para o quanto estas crenças inconscientes modelam nossa visão de mundo e comportamento. Vamos aos fatos. Esta semana o Neymar usou uma jato dele e muita gente malhou dizendo que é exagero e que ele quer se mostrar. Por que tanta gente tem inveja do sucesso financeiro dele? Ele roubou alguém? Acho que não. Nos EUA quem ganha dinheiro e tem sucesso, principalmente se for selfmade man, é ovacionado. Aqui toma ovo, metaforicamente falando. Lá o sucesso é visto como exemplo a ser seguido. Aqui é exemplo a ser criticado. O mindset deles é diferente do nosso. Lembro de uma piada que me contaram há tempos. Estavam passeando um pai e um filho pequeno a pé. Passa um cara numa bela Mercedes e o pai olha pro filho e diz: garoto, se vc se esforçar, um dia pode ter também. Esta mesma cena, passada aqui no Brasil, poderia ser mais ou menos assim: o pai diria: filho, ele tem este carro porque é um burguês opressor capitalista que se aproveita dos menos favorecidos, mas um dia Deus cobra dele esta conta! E olha que isto não seria apenas se o pai fosse do PT. Levanta a mão quem não é petista e parou no semáforo ao lado de uma bela Ferrari e não morreu de inveja? Pau que bate em Chico bate em Francisco...
Sei que a esta altura muita gente vai dizer que estou radicalizando. Estou mesmo, apenas para fazer meu ponto.
Quanta gente nas empresas ao invés de se mirar em quem subiu e tentar fazer igual, fica resmungando, desmerecendo a vitória alheia e dizendo que não vai chegar lá por culpa da empresa, dos colegas, de suas origens, etc e tal. Este é um tipo de pessoa que se faz de vítima. Reclama da empresa, dos colegas, do vizinho, da esposa e dos políticos. Mas não tem maturidade para olhar para dentro de si e fazer as reflexões necessárias. O pessoal olha pras pingas que a gente toma, mas não olha pros tombos que a gente toma, já diziam antigamente.
Este mesmo cara que reclama de tudo acha que a culpa da corrupção no Brasil é culpa dos políticos. Por mais que não tenho muito prazer em conversar com políticos, independentemente de qual partido sejam, eu discordo que a culpa da corrupção no Brasil é dos políticos. A culpa é minha. A culpa é sua. A culpa é de todos nós. E não estou dizendo que a culpa é minha porque eu os elejo, porque aí iriam dizer: ah, mas não tem opção! São todos ruins e ladrões. A culpa é minha porque eles são feitos de uma mesma base que todos nós. Ninguém é honesto de verdade, ganha uma eleição e vira corrupto. O poder não corrompe, revela...
Há tempos conversava com uma amiga que dizia que o Roberto Jeferson era um bandido (concordo). Eu disse a ela que ele era igual a nós. Quase apanhei. Fiz algumas perguntas a ela e a deixei ainda mais furiosa:
  • Já deu grana pro guarda não te multar?
  • Já comprou CD pirata?
  • Já sonegou o IR?
  • Já comprou sem nota para pagar menos?
  • Já comprou qualquer coisa na 25 de Março?
  • Já “quebrou recibo” médico para aumentar o reembolso do plano de saúde?
  • Já passou na alfândega com mais do que a cota de USD 500 sem declarar (esta é espetacular; faço sempre por último porque todo mundo cai!!!)
  • Etc e tal
O mais bacana é que ao fim, ao se ver sem saída, disse que seus “crimes” eram pequenos e que não faziam mal a ninguém, diferentemente dos crimes do Roberto Jeferson. Então, para poder continuar no churrasco e preservar a amizade, desconversei e mudei de assunto.
O mais bacana é que todo mundo já fez algo de errado na vida e que SEMPRE arranja uma desculpa verdadeira para justificar este comportamento torto, do tipo: se os impostos fossem mais baixos eu comprava na loja e não na 25 de Março.  São espetaculares as artimanhas e desculpas que usamos para justificar algo errado e aliviar a consciência. Sabe qual o problema disso? Estamos adubando nossa plantação com veneno e não com nutrientes. E sabe no que vai dar? No que já está dando... Vamos parar com o discursinho politicamente correto de dizer que precisamos nos preocupar com o mundo que estamos deixando para nossos filhos. Vamos começar a nos preocupar com os filhos que estamos deixando para o nosso mundo. Lembrando que filho aprende observando nossos comportamentos...
Por último, queria pedir sinceras desculpas se inadvertidamente agredi alguém por falar em religião e por falar que somos todos farinha do mesmo saco! Apenas estou usando meu direito democrático de expressar minha opinião. Ter opinião não é crime (pouca gente vai entender essa – quem entender me avise, pf). Minha intenção não era agredir ninguém, mas sim chamar atenção para o fato de que nós somos a sociedade que merecemos, com os políticos que merecemos. As simple as that.
Um abraço e bom fds!
Odoardo.
Aconteceu alguma situação profissional que se encaixe no caso acima? Gostaria de compartilhar conosco?

Outros artigos de temas semelhantes estão acessíveis através do meu perfil no LinkedIn, lista abaixo ou pelo blog Managers Café.
  1.        Crise, Jarra e Professor Floriano Gurgel
  2.        O perigo do falso consenso - Um passeio em Abilene - 
  3.        Organização Silenciosa - Desastrosa cultura do silêncio
  4.        Geração Hambúrguer - uma ponte entre indústrias e serviços
  5.        Cultura do "Sim, senhor"
  6.        Movimento dos Sem Teto
  7.        Se o aluno não aprendeu, o instrutor não ensinou
  8.        Extrovertidos ou introvertidos - Boas ideias podem vir de qualquer lugar
  9.        Daniel Filho e Tina Roma, o profissionalismo da televisão - uma lição que guardei até        hoje
  10.        Dia das Mães, 10 anos depois!
  11.        Tijolos, Muros, Paredes, Catedrais e Emoções - O que você está fazendo?
  12.        A última obra do João
  13.        Senna, Honda, chip da NEC, admiração, profissionalismo e homenagem
  14.        Um instante Maestro! Ou, não deixe a Música acabar
  15.        Carreira vs Vida Pessoal...
  16.        Existe Felicidade Profissional?
  17.        Gestão de Pessoas: O que eu aprendi com meu filho Autista
  18.        A Sorte de se construir um "Dream Team"
  19.        A culpa não é minha!
  20.        Demitir... A pior tarefa de um gestor
  21.        Lições de um artista de rua: A falibilidade nossa de cada dia
  22.        Delegar ou não, o dilema do gestor
  23.        Quem faz o bem tem que estar preparado para Ingratidão
  24.        Liderança por exemplo
  25.        Você tem medo de quê? Sua atitude define coragem ou paralisia
  26.        A incrível geração de gestores sem educação
  27.        Eu sei o que é melhor para você!
  28.        Quem está desempregado não tem tempo de ficar parado… 
  29.        Controle suas emoções
  30.        Destacando-se: Seja um Profissional de COMPORTAMENTO Empreendedor!
  31.        O exemplo como agente multiplicador
  32.        Quando você precisa mudar a direção
  33.        Networkers: Receptivo, Seletivo e Restritivo
  34.        Apertem os cintos, o RH sumiu!
  35.        Abrem-se as cortinas! O espetáculo continua - Linkedin não é Facebook
  36.        O Problema é Seu!
  37.        Crônicas de RH: estagiário-presidente
  38.        Desemprego e o Perigo da Depressão. Como Evitar?

2 comentários:

  1. Prezado Odoardo, Felizmente ou infelizmente não a pessoa que lê a maioria das mensagens que são passadas nas redes sociais. Por acaso li a sua mensagem e não entendi aonde você quer chegar. Existe muita retórica sem valor. Não vou comentar trecho a trecho mas simplesmente analisar as suas ultimas palavras quando você inicia a frase: ..... mas sim chamar atenção para o fato de que nós somos a sociedade que merecemos, com os políticos que merecemos....
    Por acaso você tomou alguma iniciativa para mudar o seu "mea culpa". Esta não é a sociedade e políticos que merecemos, esta é a sociedade e políticos que fazemos ou deixamos de fazer. Ninguem merece uma sociedade onde poderosos ou não poderosos detem o poder para criar corrupção da grandeza que vemos, das mentiras enormes que são contadas, da repressão a opinião de liberdade como você fez com sua amiga para justificar a podridão de uma sociedade e em especial a brasileira, da injustiça e da leviandade. Nós temos que mudar sim e não aceitar que merecemos esta sociedade. O exemplo vem de cima. Se seus pais são desonestos você terá a grande probabilidade de ser desonesto. Então não temos que criticar pessoas que compraram CD piratas porque o exemplo vem de cima. A sua mensagem tem que ser de orientação aos fatos que você comenta como errados e não se acomodar e assumir mea culpa. Temos que lutar por uma educação de nível, pois se não tivermos nem isto, certamente não respeitaremos nem o cidadão nem a sociedade, sem escolas, sem hospitais, sem creches, mas cheias de ciclovias mal planejadas, oneradas em seus custos, etc. Desculpe-me mas por isto que você escreveu continua sem vontade de ler opiniões de quem põem palavras sem ordem de ação. Estou escrevendo com anônimo só porque o e-mail é de minha empresa e não quero mistura opiniões nem envolve-la nestas opiniões.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Concordo. O exemplo vem da gente mesmo.

    ResponderExcluir