quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O exemplo como agente multiplicador





Por Enio S. Maeda para LinkedIn Pulse e republicado no Blog Managers Café com autorização do autor.




Todos os dias o mundo nos dá inúmeras demostrações de atitudes e ações voltadas para o bem. Não só o bem social geral mas até pessoal.  São tantas atitudes de solidariedade e que não dependem de nenhum esforço governamental ou de autoridades para se fazer o que é certo, justo e humanitário.

Para que essas ações ganhem corpo e assim tenha uma amplitude generalizada é preciso aprender e seguir os exemplos.  Os bons exemplos só são assimilados quando são seguidos. Não por modisto ou por serrem considerados corretos, mas por convicção e por acreditar que isso nos enriquece internamente. Tem tudo a ver com nossa formação moral e, por que não dizer, religiosa e de cidadania.

Dar o exemplo é a melhor lição que podemos demonstrar aos nossos próximos e nada mais gratificante do que vê-los seus exemplos. 

Por que não podemos ser, diariamente e até com atitudes consideradas mais simples, um agente multiplicador através do exemplo ?

Podemos começar com atitudes simples, como dar bom dia ao porteiro do seu prédio, a alguém que entra com você no elevador, ao jornaleiro, ao baconista que lhe serve seu café logo cedo, usar as setes direcionais do carro para fazer as curvas, não xingar ou demonstrar irritação no trânsito tão caótico da cidade....E assim começa a multiplicação pelo exemplo dado.

Se conseguirmos mobilizar e conscientizar outros com esses exemplos mais simples e que demonstram uma mudança em nossa cultura tão fria (principalmente nos grandes centros, onde o medo e a indiferença dominam seus habitantes), podemos partir para dar exemplos em assuntos mais relevantes.

Estamos chegando, finalmente, no limite da tolerância para as coisas que consideramos desonestas e passíveis de condenação.  Ser desonesto, mesmo que em pequenas esferas não deixa de ser desonesto, por isso devemos nos acostumar a agir corretamente e dar exemplos de que fazer a coisa certa é o certo!

Por isso, se você tiver a convicção de fazer o bem, comece por dar o exemplo. Com certeza se isso for correto outros o seguirão.  Essa corrente vai aumentar até se tornar algo tão comum que a faremos de forma tão automática como o ato de respirar.

Seja um agente multiplicador do que é correto.  Não seja imparcial e nem omisso. Devemos praticar o que é bom e correto todos os dias e dar o exemplo a todos.


Acreditem que é possível mudar as coisas!  O exemplo é só o começo do processo de mudança.


Aconteceu alguma situação profissional que se encaixe no caso acima? Gostaria de compartilhar conosco?

Outros artigos de temas semelhantes estão acessíveis através do meu perfil no LinkedIn, lista abaixo ou pelo blog Managers Café.
  1.        Crise, Jarra e Professor Floriano Gurgel
  2.        O perigo do falso consenso - Um passeio em Abilene - 
  3.        Organização Silenciosa - Desastrosa cultura do silêncio
  4.        Geração Hambúrguer - uma ponte entre indústrias e serviços
  5.        Cultura do "Sim, senhor"
  6.        Movimento dos Sem Teto
  7.        Se o aluno não aprendeu, o instrutor não ensinou
  8.        Extrovertidos ou introvertidos - Boas ideias podem vir de qualquer lugar
  9.        Daniel Filho e Tina Roma, o profissionalismo da televisão - uma lição que guardei até hoje
  10.        Dia das Mães, 10 anos depois!
  11.        Tijolos, Muros, Paredes, Catedrais e Emoções - O que você está fazendo?
  12.        A última obra do João
  13.        Senna, Honda, chip da NEC, admiração, profissionalismo e homenagem
  14.        Um instante Maestro! Ou, não deixe a Música acabar
  15.        Carreira vs Vida Pessoal...
  16.        Existe Felicidade Profissional?
  17.        Gestão de Pessoas: O que eu aprendi com meu filho Autista
  18.        A Sorte de se construir um "Dream Team"
  19.        A culpa não é minha!
  20.        Demitir... A pior tarefa de um gestor
  21.        Lições de um artista de rua: A falibilidade nossa de cada dia
  22.        Delegar ou não, o dilema do gestor
  23.        Quem faz o bem tem que estar preparado para Ingratidão
  24.        Liderança por exemplo
  25.        Você tem medo de quê? Sua atitude define coragem ou paralisia
  26.        A incrível geração de gestores sem educação
  27.        Eu sei o que é melhor para você!
  28.        Quem está desempregado não tem tempo de ficar parado… 
  29.        Controle suas emoções
  30.        Destacando-se: Seja um Profissional de COMPORTAMENTO Empreendedor!
  31.        O exemplo como agente multiplicador
  32.        Quando você precisa mudar a direção
  33.        Networkers: Receptivo, Seletivo e Restritivo
  34.        Apertem os cintos, o RH sumiu!
  35.        Abrem-se as cortinas! O espetáculo continua - Linkedin não é Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário